Saiba quais são as projeções para pequenos negócios em 2023
O ano de 2023 começou faz poucos dias, mas especialistas acreditam que será um ano promisso. O setor de comércio, finalizou 2022 em uma sequência de datas relevantes para o aumento de consumo e vendas, como Halloween, Black Friday, Copa do Mundo, Natal, Réveillon, férias e no próximo mês o Carnaval. O Sebrae orienta para que os pequenos empresários, invistam em diversificação dos canais de venda e ampliação da presença digital, com o objetivo de aprimorar o atendimento e experiência do cliente.
Por causa da pandemia do Covid-19, a classe empresarial precisou encontrar novos meios de vender através da internet, para tentar manter o ritmo dos negócios. Diante desse contexto, Enio Pinto, gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae explica: “O que vamos observar em 2023 é uma associação dos canais digitais com a retomada dos canais presenciais. Além do foco em manter em alta a experiência positiva do cliente. Sempre lembrando: o cliente paga preço, mas quer receber valor. E valor é uma equação simples, é um benefício concreto através de uma experiência memorável”.
A presença digital é citada por Enio Pinto como essencial para as pequenas empresas, seja qual for o tipo de empreendimento ou área de atuação. Segundo ele, é inquestionável hoje que os negócios tenham ou já nasçam com canais digitais para ponto de venda e ponto de contato com o cliente. O especialista também aponta que qualquer segmento que adote conceitos vanguardistas ou que crie experiência positiva para o cliente, terá ‘um lugar ao sol em 2023’. “Estamos falando de agregar serviços a produtos, de jornadas fluidas, de prontidão e resolução para as demandas dos clientes”, explica
“As perspectivas para 2023 são as melhores possíveis. Vencemos a pandemia e podemos perceber uma certa euforia no ar. Então esse será um verão diferenciado, de bastante otimismo, já que as pessoas querem retomar definitivamente seus hábitos e se presentear, depois de terem enfrentado muitas dificuldades nos últimos anos”, projeta Enio.
Nesse ano, os olhares também continuarão voltados para as condições de higiene, considerada um dos legados da pandemia. De acordo com o especialista, é necessário garantir o rigor com a higiene em toda a manipulação de produtos, prestação de serviços, nos atendimentos e junto às equipes. Outro ponto importante é a possibilidade de não aglomeração, uma vez que uma parcela considerável de consumidores incorporou esse hábito.
Fonte: Agência Sebrae