Projeto Helenas: o empreendedorismo feminino ganhando força na região de Sete Lagoas
As mulheres estão cada vez mais empreendendo, segundo a pesquisa da Rede Mulher Empreendedora (RME) cerca de 55% das empresárias brasileiras fundaram uma empresa nos últimos três anos. Em meio às dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho é importante contar com projetos e uma rede de apoio para auxiliar na longa jornada do empreendedorismo.
Projetos Helenas
O Helenas é o núcleo da mulher empreendedora de Sete Lagoas. O núcleo conta com diferentes projetos que busca trazer diferentes oportunidades para as mulheres empreendedoras da região.
Segundo Heloísa Frois uma das idealizadoras do Helenas, a ideia nasceu em 2018, após a participação no III Forúm Estadual das Mulheres Empreendedoras (FEME). A partir desse dia Heloísa, Ana Célia, Valéria e Luscimeia que são parte da ACI Sete Lagoas, se empenharam em criar esse projeto com o objetivo de apoiar e fomentar todo e qualquer negócio gerido por mulher, independentemente de seu porte ou qualquer seguimento.
Outro propósito é mostrar que as mulheres unidas tem um poder muito grande, salientando a força da mulher dentro do ambiente de empreendedorismo. Heloísa ainda fala que a pandemia mostrou a necessidade de termos uma rede colaborativa de negócios, por isso esse projeto é importante para as empreendedoras locais.
Um dos benefícios do Helenas é a indicação e divulgação interna de trabalho. Quando se tem conhecimento da necessidade de um serviço ou produto, elas procuram saber se dentro do grupo de mulheres que compõe a rede colaborativa alguma delas pode atender a demanda.
Além disso, ao fazer parte do Helenas as empresas podem ser inseridas gratuitamente no catálogo virtual de divulgação das atividades empreendedoras. Esse catálogo está disponível nas redes sociais e tem mais de 30 serviços de diferentes áreas registrados.
O Helenas já completou três anos e neste período ofereceu à seus membros vantagens como as rodadas de negócios, palestras motivacionais, cursos diversificados, mentorias em grupo consultorias individuais. Uma inovação trazida pelo Helenas foi o curso de qualificação na área de design artesanal visto que em Sete Lagoas existe um grande número de mulheres artesãs. As aulas foram elaboradas em parceria com o SEBRAE e trouxe para as participantes novas possibilidades e visões de mundo.
Rodada de Negócios
Já são três edições da Rodada de Negócios, a mais recente aconteceu na última sexta-feira (19/11). As apresentações comerciais ocuparam toda a parte da manhã. Sete grandes empresas estiveram presentes como âncoras demandantes para ouvir apresentações de produtos de diferentes seguimentos, das empresas ofertantes. A rodada de negócios do Helenas funciona de forma diferente das outras. A seleção prévia das empresas é não é feita com base nos interesses de cada demandante, isso torna o acesso ao evento mais simples e com uma diversidade de maior de empresas ofertantes. O intuito é possibilitar o acesso das micro e pequenas empresas às grandes empresas locais, fomentando dessa forma o encadeamento produtivo.
Os resultados desta última rodada são perceptíveis, uma das empresas que esteve no evento, fechou contrato com uma das empreendedoras para a entrega de marmitas fit. Ela irá atender a demanda de alimentação para os funcionários da companhia.
O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, estava na 3° Rodada de Negócios Helenas e falou sobre a relevância do projeto. “A Rodada de Negócios tem uma importância muito grande, pois nesse momento nós temos o possível comprador e o possível vendedor na mesma mesa, conversando de igual pra igual.”
Ele ainda fala que uma das heranças da Revolução Industrial é o desenvolvimento de produtos personalizados. E quando existe a oportunidade de colocar no mesmo ambiente o comprador e o vendedor, através de discussões é possível identificar a necessidade de ambas as partes. “São em momentos como esse da rodada de negócios que nós conseguimos formar uma série de oportunidades, e assim movimentar a economia de um município, gerar renda e empregos” afirma Valmir.
Planos para 2022
No ano de 2022 o Helenas vai lançar novos programas de inclusão para as empreendedoras da região, os principais são:
– Escola de Empreendedoras: o Helenas em parceria com um dos Centros Universitários de Sete Lagoas, vai disponibilizar salas para que aconteçam aulas do projeto de capacitação. O foco do curso é Gestão de Negócios, para o público de mulheres que ainda não teve a oportunidade de cursar a faculdade ou se formar em cursos técnicos.
– Projeto Heleninhas: o programa tem o foco na capacitação de meninas de 14 à 18 anos, para aprender sobre negócios e empreendedorismo.
– Missões em cidades próximas: as missões vão funcionar em cidades que tenham grande potencial para produção, além de ajudar a formar câmaras femininas.
– 4° Rodada de Negócios: promover nova rodada de negócios para gerar o envolvimento e novas oportunidades para empresas pequenas.