Portal do Simples Nacional ganha nova funcionalidade e irá permitir que MEI faça emissão de nota fiscal de serviço
A partir de janeiro de 2023, o Portal do Simples Nacional irá permitir que os Microempreendedores Individuais (MEI) emitam nota fiscal de serviço, a decisão foi anunciada na última sexta-feira (29/7). Além do portal a emissão das notas também poderá ser realizada por aplicativos nos dispositivos móveis e serviço de comunicação do tipo Interface de Programação de Aplicativos (API).
Para emitir o documento será necessário preencher o número de CNPJ ou CPF tomador, valor e serviço. Após a emissão da nota, o contratante irá receber uma notificação em seu smartphone e poderá visualizar as notas recebidas.
De acordo com o Sebrae, quando o MEI emitir a nota fiscal de serviço, ficará dispensado Declaração Eletrônica de Serviços e do documento fiscal municipal relativo ao ISS referente a uma mesma operação ou prestação.
Segundo o gerente de políticas públicas do Sebrae, Silas Santiago, a mudança vai facilitar a vida dos microempreendedores uma vez que atualmente cada município tem uma regra diferente para emissão de nota fiscal.
O Sebrae estima que cerca de 13 milhões de empreendedores serão beneficiados.
Fonte: Agência Minas