Governo de Minas distribui recursos para ajudar municípios afetados pelas chuvas
Nesta última terça-feira, o governo de Minas Gerais anunciou em suas redes sociais o repasse de R$600 milhões de reais para o programa Recupera Minas, que tem o objetivo de auxiliar nos danos das fortes chuvas do início de janeiro.
O recurso será dividido entre quatro eixos, o primeiro deles é voltado para as pessoas que foram atingidas. O governo vai pagar um auxílio de R$400 reais, divido em três parcelas para mais de 60 mil desalojados e desabrigados; compra e doação de cinco mil geladeiras; BDMG Solidário para micro e pequenas empresas; BDMG Solidário para financiamento de habitação popular;
Já a segunda parte da campanha tem o foco nas cidades e vai fazer o pagamento integral das parcelas de ICMS remanescentes do acordo com a AMM às cidades em emergência ou calamidade pública; assistência técnica às administrações municipais; apoio nas demandas de captação de recursos, contratações emergenciais e decretos de calamidade e políticas públicas.
No terceiro eixo o ponto focal é a infraestrutura dos municípios devastados, a primeira medida é a desobstrução das vias e recuperação de acessos em estradas e rodovias estaduais; BDMG Solidário para financiamento de infraestrutura e serviços públicos por meio do crédito para as obras nos municípios; doação de materiais para recuperação da infraestrutura.
E o quarta medida será direcionada para as doações de alimentos e itens de primeira necessidade; chamamento público para intermediar a doação de serviços de maquinário à munícipios.
Fonte: Governo de Minas Gerais