Fique por dentro de tudo que aconteceu na live “Liderança Feminina e sua base de apoio”
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Federaminas em parceria com o núcleo das mulheres e dos jovens, realizou uma live ontem com o tema “Liderança Feminina e sua base de apoio”. O presidente da Federaminas Jovem, Paulo Lacerda e a presidente da Federaminas Mulher, Izabel Mendes mediaram a conversa que abordou diversos assuntos dentro da saúde da mulher.
Para conversar sobre a temática, o evento contou com duas convidadas, Marildes Luiza de Castro, renomada médica cardiologista, membro do Consejo de Mujeres da Sociedade Interamericana de Cardiologia, da Sociedade Europeia de Cardiologista e mestre em Ciências da Saúde pela UFMG. E a advogada especialista em Direito Médico, Érika Moura e Silva, membro da World Association Medical Law, da Comissão de Direito Médico da 44ª Subseção da OAB/MG e Fundadora do Escritório EM.
Dra. Marildes Castro, fala sobre as doenças que mais matam as mulheres e diz que em muitos casos a saúde da mulher é negligenciada por priorizar outras atividades, como o trabalho, cuidados com a casa, filhos e outras atividades. Ainda dentro desta discussão, Érika Moura, reforça que toda essa carga emocional do profissional pode atrapalhar a saúde da mulher. “O malabarismo que muitas mulheres fazem entre uma coisa e outra, em algum momento pode afetar a saúde física”, explica Érika.
Érika ainda comenta que apesar dos desafios que as mulheres enfrentam, é importante reservar um momento para se cuidar. “Observando as mulheres que me cercam apesar dos desafios que temos como mulher na sociedade, trabalho e em casa. Nós precisamos tirar um tempo para nossa saúde e nos cuidar, quando a mulher se cuida ela presta um favor para todos que estão ao seu redor”, afirma.
Marildes pontua que uma mulher que não se cuida, não faz atividades físicas e trabalha muito, com o passar do tempo essa rotina pesada, pode gerar um efeito negativo em seu organismo e desenvolver consequências diversas no corpo, como hipertensão, aumento de peso, resistência a insulina que pode causar pré-diabetes e outras complicações.
A presidente da Federaminas Mulher, Izabel Mendes, levantou um importante ponto para a discussão e fala sobre a importância do bate-papo, pois mostra que por trás de profissionais renomadas como a Érika e a Marildes, existem diversos anseios, medos e qualidades que diversas mulheres passam.
“No caso de mulheres empresárias do meio associativista, até mesmo eu que sou empresária e outras mulheres que estão nos ouvindo, desejamos que o sucesso aconteça de forma rápida e dedicamos muito tempo e esforço em nossos objetivos profissionais e acabamos nos esquecendo que atrás daquele esforço e dedicação, existe um ser humano”, fala Izabel.
De acordo com a presidente da Federaminas Mulher, a proposta da live, era relacionar com o empreendedorismo e ter o cuidado com mulheres buscam empreender. “Precisamos nos policiar no dia a dia, no acúmulo de papeis que assumimos. No Brasil, muitas mulheres são o centro das famílias exercem diversos papeis. É de suma importância a gente parar neste dia e ouvir das nossas convidas que precisamos nos cuidar”.
Confira a live completa através do link: https://www.youtube.com/watch?v=_qCQOEb37qA
Acesse o podcast no Spotify: https://open.spotify.com/show/0xOGotmKCcPeBMMYqQRwp1