Capitólio e Diamantina estão no TOP 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis da Green Destinations
Dez destinos brasileiros foram reconhecidos nesta terça-feira (27/9) na lista dos TOP 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis, idealizado pela organização holandesa Green Destinations. O concurso premia anualmente 100 histórias de boas práticas que inspiram lideranças do turismo responsável a nível mundial e que estão dando passos de melhorias e fazendo progressos promissores para uma indústria do turismo mais sustentável.
Este ano os destinos Epitaciolândia no Acre, Diamantina e Capitólio em Minas Gerais, Tibau do Sul (Praia de Pipa) e Tibau no Rio Grande Do Norte, Corguinho e Pedro Gomes em Mato Grosso do Sul e Bombinhas, Orleans e Itá em Santa Catarina foram nomeados.
A premiação aconteceu durante o dia Mundial do Turismo no primeiro dia do evento internacional de turismo sustentável, Green Destinations 2022, evento anual da Organiação, que conecta líderes globais em debates sobre turismo sustentável. A seleção contepla destinos que estão progredindo em direção a uma indústria de turismo mais sustentável e responsável e é baseada em avaliações de Histórias de Boas Práticas. Os destinos selecionados, além de receberem visibilidade global, são elegíveis para indicação ao Green Destinations Stories Awards, divulgado na ITB Berlin, principal feira de turismo do mundo.
Lista dos nomeados:
Epitaciolândia – AC;
Diamantina – MG;
Capitólio – MG;
Tibau do Sul (Praia de Pipa) – RN;
Tibau – RN;
Corguinho – MS;
Pedro Gomes – MS;
Bombinhas – SC;
Orleans – SC;
Itá – SC;
Capitólio e Diamantina foram premiadas pela Green Destinations
A iniciava da fundação Holandesa, Green Destinations, premiou as duas cidades em categorias diferentes. Capitólio ganhou pela promoção do ecoturismo na região da Cachoeira da Capivara, que lidava com a exploração ilegal de quartzito, mineral bastante comum na região de Capitólio. A pedra começou a ser extraída de forma irresponsável e a falta de fiscalização gerou diversos danos ao meio ambiente.
Então, em 2017 foi criado o Complexo Ecológico da Cachoeira da Capivara, o projeto tem como objetivo promover o turismo sustentável e conservar a natureza, prevenindo o local da exploração ilegal e outros crimes ambientais. A cachoeira que possuí mais de 40 piscinas naturais, também trabalha com energia solar e reciclagem.
Diamantina foi escolhida pela renovação do Carnaval na cidade, que ao longo das décadas foi se modificando para diferentes manifestações artísticas. Em certo momento, as mudanças foram tão bruscas que os moradores da cidade saíam de lá para aproveitar a festa em outros destinos.
De acordo com a diretora de Turismo de Diamantina, Camila Guedes, através da revitalização do Carnaval de Diamantina, a festa hoje conta com várias atrações para as famílias e blocos de rua. Com isso, a população voltou a participar do Carnaval no município. Também foi criado o Carnaval Radical, atração voltada para o público jovem da cidade, com diversas modalidades de esportes radicais, como mountain-bike, ciclismo e rapel.
A indicação dos dois destinos foi através do projeto Del Turismo, aqui em Minas Gerais a Federaminas é quem cuida do projeto e promove ações para o desenvolvimento do turismo em Minas Gerais. Clique aqui e saiba mais sobre o Del Turismo em Minas.
O que é o concurso 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis?
O concurso 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis é uma lista anual de Histórias de Práticas inovadoras e eficazes de 100 destinos que inspiram a liderança mundial do turismo responsável. Desde 2014, a Green destinations se orgulha em premiar 100 destinos por seus esforços e colocá-los no centro das atenções em uma escala global.