Associação de Barão de Cocais realiza parceria com a Vale do Rio Doce através do Empreender
Na última sexta-feira (9/12), foi divulgado através da CACB, que a Associação Comercial de Barão de Cocais (Aciabac) está realizando uma parceria com a empresa Vale do Rio Doce, por meio do programa Empreender. O fomento das micro e pequenas empresas da cidade de Barão dos Cocais, no estado de Minas Gerais, recebe um apoio de peso. A companhia Vale do Rio Doce fez parceria com a Associação Comercial de Barão dos Cocais (Aciabac) para captação de recursos com o intuito de melhorar o gerenciamento e a competitividade das empresas da região, por meio do programa Empreender, ao longo de 18 meses.
A iniciativa foi motivada por projeto elaborado pela mineradora, após, em fevereiro de 2019, ocorrer a elevação do nível de emergência máximo da barragem sul superior na Mina de Gongo Soco, localizada nos arredores do município, da qual a comunidade foi evacuada. A partir disso, a companhia elaborou o Plano de Compensação e Desenvolvimento de Barão de Cocais, após uma consulta pública. Assim, foi destinado repasse de recursos voltado para a área de desenvolvimento econômico na cidade.
A partir disso, a Diretoria de Planejamento da Aciabac encaminhou alguns de seus projetos para serem avaliados, dentre eles, o Empreender, sendo o primeiro a ser aprovado. Por meio dele, o apoio foi firmado. Inicialmente, a entidade previu o atendimento de trinta empresas. No entanto, com o sucesso e a adesão dos participantes, atualmente, este número foi estendido para setenta empreendimentos.
“Em junho, assinamos um termo que garantiu o repasse de R$ 144 mil à Aciabac, para que sejam desenvolvidas atividades de apoio a empresas durante 18 meses. Por meio dessa iniciativa, a Vale reafirma seu compromisso com a diversificação e o fortalecimento da economia de Barão de Cocais”, destaca Lucas Soares Silva, gerente de reparação da Vale.
Para o presidente da Aciabac, Bruno Quintão, o Programa Empreender foi uma virada de chave para a associação. “Além do enorme alcance entre associados e não associados, que cada vez mais percebem a importância do associativismo e passam a querer se associar, temos alcançado resultados concretos, tirando ideias do papel e passando à implementação delas. Também estamos tendo visibilidade com grandes empresas que passaram a nos apoiar financeiramente para o desenvolvimento do Empreender. Não consigo imaginar a Aciabac sem o Empreender. Chegou para nunca mais parar”, relata.
Segundo a entidade, o plano de ação está sendo construído no decorrer do processo, com alinhamento das equipes da Vale e representantes do Empreender. Até o momento, 37,78% das ações propostas foram concluídas, 55,56% estão programadas para o próximo ano e 6,67% já estão em andamento.
Fonte: CACB