Patrocínio vai receber o Fórum Estadual da Mulher Empreendedora
Pela primeira vez, a cidade de Patrocínio, no Alto do Paranaíba vai receber o Fórum Estadual das Mulheres Empreendedoras (Feme 2024). No evento em que é aguardado cerca de 600 mulheres, uma extensa programação vai abordar a esfera da liderança feminina, atrelando esse universo aos aspectos de comportamento, saúde mental e carreira.
O evento será no dia 26 de julho, de 7h às 18h, no Rotary Club Brumado, localizado no bairro São Judas Tadeu, em Patrocínio. À reportagem, a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora da Associação Comercial de Patrocínio (ACP), Lena Oliveira, explica que o evento tem incentivado a participação das mulheres empreendedoras de uma forma ativa.
Segundo ela, a proposta do fórum é discutir temas que muita das vezes são dores sentidas pelas mulheres, relatadas com frequência em encontros e grupos de empreendedoras em todo o Estado.
A presidente da entidade pontua que o Feme 2024 vai além de um momento de conexão, mas é uma oportunidade de avaliação do que deu certo ou não dentro do próprio negócio. “Então, são vivências. Vivências, experiências, networking, geração de novos negócios. Essas são questões que a gente traz para dentro de um evento e que se tornam também incentivo para que as mulheres participem desse movimento e desse evento em específico”, comenta.
Força do empreendedorismo extrapola fronteiras de Minas
A expectativa, de acordo com Lena Oliveira, é de que o Feme 2024 reúna mulheres empreendedoras não somente de todas as regiões do Estado, como já previsto pelas confirmações junto a organização, mas de grupos de outros estados.
“Foram inscritas caravanas também do Espírito Santo, da Bahia e de representantes do Pará, que vão participar conosco pela primeira vez. Com isso, o Feme, nesta edição, conseguiu ter uma visibilidade muito maior chegando a outros destinos em nível Brasil”, adianta.
Evento pode promover o amadurecimento no empreender
Lena Oliveira pontua que o fórum tem se tornado um ambiente de construção não somente de relacionamentos, mas de ideias, sejam mercadológicas ou sociais. “Nós temos relatos de resultados muito positivos nos pós-eventos pelas cidades onde o Feme já passou. São resultados positivos e gradativos. História de Mulheres que depois desse momento tiveram um maior amadurecimento de olhar sobre as questões de gestão, principalmente gestão financeira”, relembra.
A porta-voz do evento também relembra que há exemplos de pessoas que participaram do Feme e depois de uma experiência durante o evento se sentiram motivadas a abrir seu próprio negócio.
“Aqui em Patrocínio, dentro do nosso núcleo da Câmara, nós temos o caso da Talita, uma jovem que cresceu vendo os pais empreenderem na área de alimentação, se formou em gastronomia e depois de participar de um Feme, se sentiu motivada a abrir a própria doceria”, conclui.
Confira a programação do fórum em Patrocínio
- 7h – Recepção, boas-vindas e fotos oficiais
- 8h – Abertura oficial com presença de lideranças associativistas, políticas e patrocinadores
- 9h – Painel liderança feminina associativista
- 10h – Palestra autoridade, imagem e comportamento | Convidada: Aline Bak
- 11h – Saúde mental e sono, aspectos relevantes ao sucesso da empreeendedora
- 12h às 14h – Intervalo para almoço
- 14h – Biografias inspiradoras, apresentação | Convidada: Alessandra Alkimin
- 14h30 – Painel mulheres na gestão do agronegócio
- 15h30 – Palestra: O despertar das mulheres de sucesso | Convidada: Ceci Mota
- 17h – Mulheres empreendedoras de Patrocínio