Empreender: Ação de Melhoria da Representatividade das ACEs do Sistema CACB começa por MG
Primeiro encontro online vai reunir 49 associações comerciais do estado
O primeiro encontro para dar início à ação de Melhoria da Representatividade das ACEs, realizada pela CACB, ocorrerá no próximo dia 1º de fevereiro, por meio de videoconferência com dirigentes, executivos, colaboradores e consultores da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas).
“O projeto vai começar pela Federaminas e irá atender, nessa primeira fase, 49 Associações Comerciais do estado”, destaca o superintendente da CACB, Carlos Alberto Rezende. A proposta do evento é apresentar o programa, mostrar suas etapas e como será o passo a passo da implementação da metodologia. O encontro também irá apresentar os consultores que darão suporte às etapas do projeto.
“Após o evento, será feita a capacitação dos colaboradores para fazer os diagnósticos das entidades. Também haverá a sensibilização dos presidentes e a capacitação dos executivos para realizarem o planejamento estratégico”, comenta o consultor do projeto, Márcio Vieira.
O objetivo da ação de Melhoria da Representatividade das ACEs é capacitar as entidades em metodologias que possibilitem ofertar serviços aos associados e possam contribuir para uma atividade empresarial mais sustentável.
As ações estão alinhadas com o programa AL-Invest Verde, executado pela CACB e financiado pela União Europeia, e com o programa Empreender, que visa tornar as empresas mais competitivas por meio da organização de Núcleos Setoriais, em parceria com o Sebrae.
Entre os resultados esperados para a ação de Melhoria da Representatividade estão o aumento do desempenho organizacional das entidades, melhorias no ambiente de negócios, acesso ao crédito, formação de lideranças, tecnologia e inovação, implantação de serviços verdes e aproximação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).