Desemprego em Minas Gerais fecha o segundo trimestre em queda
A taxa de desocupação no Estado ficou em 5,8%, um ponto percentual abaixo do observado no trimestre anterior
A taxa de desemprego em Minas Gerais recuou um ponto percentual (p.p.) no segundo trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior (6,8%), ficando em 5,8%.
Já na comparação com o mesmo período de 2022 (7,2%) foi observada uma queda de 1,4 p.p.. O Estado também apresentou uma taxa de desemprego inferior à média nacional, que ficou em 8%. É o que apontam os dados do PNAD Contínua Trimestral divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já a força de trabalho em Minas se manteve estável, sendo composta por aproximadamente 11,3 milhões de pessoas. Isso representa um avanço de 0,3% frente ao primeiro trimestre deste ano. Porém, o resultado é 1,3% inferior ao registrado no segundo trimestre do ano passado.
Dentre essas pessoas na força de trabalho, 10,64 milhões estavam ocupadas e 656 mil desocupadas. Com isso, foi possível observar uma variação positiva de 1,3% da população ocupada em relação ao trimestre anterior (141 mil pessoas a mais), e uma variação negativa de 14,4% na parcela da população desocupada (111 mil pessoas a menos).
Já na comparação com o mesmo período de 2022, o total de ocupados cresceu 0,3% em Minas Gerais, com acréscimo de 29 mil pessoas. Enquanto o número de pessoas desocupadas diminuiu 20,8% frente ao segundo trimestre do ano anterior, com 172 mil pessoas a menos.
De acordo com o IBGE, o nível da ocupação no Estado (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) foi estimado em 60%. Isso representa um aumento de 0,6 p.p. em relação ao primeiro trimestre e uma variação negativa de 0,3 p.p. em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
Fonte: Diário do Comércio