No dia 16 de julho comemoramos o Dia do Comerciante, conheça a história
Uma das ocupações mais antigas do mundo é a profissão do comerciante, o dia 16 de julho foi escolhido para comemorar o Dia do Comerciante. A data foi escolhida em homenagem a data de nascimento de José Maria Lisboa, o Visconde de Cairu, o patrono do comércio no Brasil. Ele foi escolhido por sua grande participação na abertura do comercio do país para outras nações.
O Visconde foi responsável pela elaboração de leis voltadas para o comércio do Brasil e também por aconselhar D. João VI a assinar a Carta Régia em 1808, abrindo os portos brasileiros para o comércio exterior.
Comércio em Minas Gerais
O IBGE publicou em maio deste ano, que o comercio cresceu cerca de 1,2% em março. Os ramos que se destacaram no crescimento foram o de vestuário, comércio varejista e produtos farmacêuticos. A pesquisa também indicou que o crescimento de Minas Gerais, está apresentou uma variação positiva de 1% acima da média de todo o país
O Diário do Comércio, publicou uma reportagem com dados dos quatro primeiros meses de 2022. De acordo com o jornal, as micro e pequenas empresas (MPE) mineiras geraram um saldo de 53.977 novos postos de trabalho, o que representa 74,6% do saldo total do Estado. O resultado é quatro vezes maior que o saldo gerado pelas empresas de médio e grande porte, que fecharam o mesmo período com um saldo de 18.333 vagas, 25,4% do total.