Café com elas: evento para mulheres reúne cerca de 300 empreendedoras
Com a máxima de que a união faz a força, o associativismo é uma ferramenta de desenvolvimento em todo o mundo. Quando esta força é pautada em ações voltadas para as mulheres, muda toda uma cadeia de produtos e serviços a partir da representatividade feminina. Com este propósito, a Câmara da Mulher Empreendedora, com o apoio da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros, reuniu cerca de 300 mulheres na 4ª edição do Café com Elas, na última quarta, dia 11 de maio, no Portal de Eventos.
O ponto alto do evento foi a palestra “Longevidade financeira para mulheres e seus negócios”, pela especialista em Autoconhecimento Sistêmico-Financeiro para Líderes, Lusciméia Reis. Ela pontua que “estar junto vai além de network, soma forças para discutir estratégias de negócios, tomada de decisões assertivas. O associativismo contribui para atrair investimentos para seus projetos, articular contatos com empresas âncoras e aumentar a representatividade econômica e política na comunidade”.
A palestra também tocou em temas voltados para o autoconhecimento no alcance do sucesso, a história pessoal com o dinheiro, o exemplo dos pais como profissionais e no dia a dia familiar, conflitos e gratidão. Para Lusciméia, essas informações são absorvidas e modelam histórias de insucesso. “Temos um fluxo da prosperidade e a energia que empregamos para crescer o negócio é do fundador e suas experiências. Uma das atitudes é entender que o servir precisa vir em primeiro lugar, o propósito antes do lucro e ter inteligência financeira como meta para toda a equipe”.
Heleny Barbosa, gerente de conexão do Clube de Permuta, diz que este é momento de refletir sobre a influência feminina dentro da sociedade e do ambiente corporativo. “Somos multitarefas e não adianta sermos uma super profissional se não fizermos o básico no papel de mulher, em casa, na família, no pessoal. Acredito que o que somos na empresa é o espelho do somos no íntimo, onde começa nosso sucesso”.
Lucy Saraiva é psicóloga e participou do Café pela primeira vez. “Achei super relevante abordar a questão prática quanto às emoções. Se não fizermos as pazes conosco não teremos como ter êxito no mercado de trabalho. A Câmara da Mulher mostrou que mesmo sendo prestadora de serviço, não ter um CNPJ, também somos empreendedoras quando estamos dispostas a oferecer algum serviço à sociedade. E se unirmos, somamos forças, esta sororidade nos ajuda muito”.
Para Leonardo Vasconcelos, presidente da ACI, “a criação da Câmara da Mulher Empreendedora é uma das melhores iniciativas da entidade, pois o engajamento de sua diretoria eleva o nome da Associação de uma forma contemporânea, nesta classe tão representativa que é a mulher empresária”. Ele completa que “a ACI tem 72 anos de atuação e sua vocação é apoiar o associativismo, a economia regional, portanto sempre marcou sua participação nos principais momentos da história do Norte de minas, em causas e projetos das empresas e do poder público”.
Ariane Galdino, presidente da Câmara da Mulher Empreendedora, ressalta que esta é a primeira entidade de apoio à mulher empreendedora na região e o objetivo é contribuir para acolher e melhorar a vida de todas. “No dia 22 de junho teremos a palestra Liderança Criativa e, em julho, em parceria com o Sebrae Delas, a Câmara participará de um rodada de negócio. Ainda há muito a ser percorrido, como, por exemplo, mais leis que promovam nosso bem estar que podem ser produzidas se mais mulheres estiverem na política. O papel de mudança da mulher na sociedade deve ser desenvolvido por nós mulheres ao nos engajarmos, juntas somos mais fortes”.
O evento teve ainda um café com network, estandes dos patrocinadores e sorteios de brindes. Outras informações pelo tel 2101 3318.
Fonte: Associação Comercial de Montes Claros
Foto/Reprodução: Cristiane Novais