Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Projeto Del promove ações para o desenvolvimento do turismo em cidades mineiras

21 de fevereiro de 2022 - 10:42

 

Durante a última semana nos dias 10 e 11/2, a Federaminas recebeu representantes das cidades de Capitólio e Diamantina. As reuniões marcaram o início do treinamento do Del Turismo, que vai utilizar estratégias de gestão para fomentar o turismo nessas cidades. Ainda no final de 2021, a Federaminas divulgou a parceria no projeto e já começou a ser desenvolvido, clique aqui para acessar a matéria divulgada em dezembro do ano passado.

Na abertura do treinamento a administradora do Del pela Federaminas, Cleide Ribeiro, ressaltou a importância do projeto para as cidades mineiras. Ela ainda pontua a importância de se ter um planejamento inovador, com diversas alternativas para que exista uma estruturação sólida, caso haja algum imprevisto nas principais atrações turísticas.

Outro ponto bastante colocado no treinamento foi um dos pilares do Del Turismo, que busca trabalhar a singularidade de cada cidade onde o projeto está ativo, essa ação potencializa os principais atrativos turísticos do município, divulgando e inserindo o projeto em contexto nacional e internacional. Aqui no Brasil diversas cidades já adotaram o programa e os resultados têm sido notáveis.

O programa é divido em etapas e, nesse primeiro momento os integrantes do projeto de cada cidade estiveram na reunião para conhecer e entender melhor, o método de administração e gestão do Del Turismo. Os principais enfoques são no envolvimento da população no momento de captar sugestões e decidir quais ações vão ser executadas.

Representantes de Capitólio e Diamantina falam sobre a relevância do programa

Para a Diretora de Turismo de Diamantina, Camila Guedes, o foco do Del na cidade será na musicalidade. “Diamantina tem essa vocação musical muito intensa desde os primórdios com as serestas pela cidade, também com a Vesperata que é um produto turístico muito forte e tem um grande potencial para emocionar e marcar a vida das pessoas que assistem.” Ela acredita que o projeto vai vir para aprimorar os sistemas que são preparados para receber os eventos musicais no município. “Queremos que o Brasil reconheça Diamantina como referência musical”, afirma Camila.

Já o Secretário de Turismo de Capitólio, Lucas Arantes Barros, comentou sobre a importância de mudar a mentalidade sobre a forma com que o turismo tem acontecido na cidade. “Acreditamos que as ações de turismo no qual estão sendo pensadas para Capitólio nesse momento, exigem uma participação ainda maior da comunidade para ter efetividade. Mas com a metodologia do Del nós vamos conseguir potencializar essa participação da comunidade e mudar a mentalidade sobre o turismo da cidade.”

De acordo com Lucas Arantes, outra parte importante desse projeto para Capitólio é a consolidação do munícipio como um local para a realização do turismo sustentável.  Segundo ele, o Del traz consigo essa identidade muito forte e preocupação com o meio ambiente, e isso é uma mudança que já estava nos planos, mas acontecia de forma lenta.  “Com o Del e a parceria com a Alemanha vai ser possível expandir esse processo de forma mais rápida”, acredita Lucas.

Além das novas ações que estão sendo preparadas através do Del, o projeto vai contribuir para a campanha do governo “Reviva Capitólio – Viva o Mar de Minas”, a iniciativa que já começou a ser desenvolvida, está divida em quatro eixos que tem o objetivo de retomar o turismo para a região. (Confira na íntegra sobre o Reviva Capitólio em https://diariodocomercio.com.br/turismo/estado-lanca-o-reviva-capitolio/)

Próximos passos

A primeira fase consistiu na reunião das cidades para conhecimento da metodologia do programa, a etapa seguinte do Del já está em andamento. Nessa semana o representante internacional do projeto no Brasil pela Bildungswerk der Bayerischen Wirtschaft (bbw), Andreas Dohle, estará visitando as cidades envolvidas para a fase de sensibilização.

Esse momento consiste em envolver as prefeituras, ACEs  e demais núcleos relevantes para o município. A visita guiada pela Cleide, coordenadora do Del na Federaminas, também inclui a visitação aos pontos turísticos, para entender melhor as peculiaridades de cada lugar.

Comentários

Mais vistos