Associativismo é tema de painel no Fórum CACB Mil
No primeiro dia (20 de junho) do 5º Fórum CACB Mil o presidente da Federaminas, Emílio Parolini, mediou o painel “O papel do associativismo no desenvolvimento local”. A mesa contou com a participação do presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Jonny Zulauf; do presidente da Federação de Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Nuno Rebelo de Sousa; e do gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Bruno Quick.
Zulauf destacou que uma das ferramentas utilizadas em Santa Catariana é o programa Empreender, que trabalha com núcleos setoriais estimulando os empresários a acharem a resolução dos problemas em comum levantados. Outro programa citado foi o AL-Invest 5.0, iniciativa da União Europeia para promover o desenvolvimento econômico e social dos países da América Latina.
Em seguida, Nuno Rebelo de Souza falou sobre o apoio que as câmaras portuguesas no Brasil oferecem aos empresários portugueses que vêm ao país e aos empresários brasileiros que desejam entrar em Portugal. Já o representante do Sebrae, Bruno Quick, colocou em pauta a necessidade do empresário ter afinidade com os projetos de desenvolvimento local.
Fechando o painel, o presidente Emílio Parolini sustentou que um dos desafios que está sendo vencido aos poucos é a relação da sociedade civil – empresários e população – com o poder público. Compartilhou, a propósito, o trabalho que está sendo realizado em 26 munícipios mineiros através do Programa Pró-Município, que a Federaminas promove em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). Ele acrescentou que é preciso que os empresários confiem nas lideranças locais e que novos modelos de sustentabilidade (no meio associativista) sejam criados.