Federaminas realiza parceria com a DEL Turismo
No dia 1 de dezembro, instituições de diferentes estados do Brasil, estiveram na cerimônia que fechou o acordo para o programa Rede de Desenvolvimento Econômico Local, que vai promover o incentivo ao turismo sustentável em cinco regiões do Brasil. A parceria também envolveu entidades internacionais como o Instituto Educacional da Economia Bávara (BBW), Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ) e a Fundação para o Desenvolvimento Econômico e Qualificação Profissional (SEQUA).
No evento, a coordenadora de projetos da BBW, Anne Oertel, celebrou a parceria, exaltando o conhecimento técnico das equipes envolvidas na iniciativa. “Eu estou convicta do sucesso desse projeto, da capacidade das federações e entidades parceiras e da importância desse tema, o turismo sustentável, que vai mudar a forma de gerir o turismo não só o Brasil, como também na Alemanha e todo o mundo”, disse a alemã.
Além de Minas Gerais, os outros estados da rede de desenvolvimento são: Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Acre. Os municípios que entraram no projeto poderão receber a certificação de “Destino Verde”, conferida pela entidade holandesa Green Destination, após criteriosa avaliação da convergência do destino com o turismo sustentável.
Federaminas representa Minas Gerais no projeto
O programa tem como objetivo fortalecer a economia local e busca atender as demandas de cada região participante. Desde abril desse ano, a Federaminas está empenhada em desenvolver as ações do projeto, junto dos parceiros e idealizadores do Del Turismo. Até o momento dois municípios foram selecionados para participar do projeto: Diamantina e Capitólio com inicio previsto para janeiro de 2022.
A diretora da Federaminas, Eliza Soares Pereira, demonstrou grande satisfação por poder participar durante toda a semana do planejamento do próximo semestre e por estar representando o presidente Valmir Rodrigues. Ela conta que as ações caminham de forma muito rápida, a partir do envolvimento e dedicação das pessoas nos municípios. “Assim o desenvolvimento local se deslancha e o destino desenvolve o turismo sustentável contribuindo com as mudanças no país e no mundo”, conta Eliza.
Para o presidente Valmir Rodrigues, o Del Turismo, representa uma oportunidade de retomada do turismo com o apoio de parceiros internacionais. “Precisamos atrair parceiros que possam apoiar a retomada da economia do nosso Estado e o Del representa essa oportunidade não só de desenvolver nossos destinos, como também de internacionaliza-los.”
Assessoria de Comunicação Federaminas