Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

3ª Edição do Circuito E-Minas realiza primeira etapa em Muriaé

24 de maio de 2024 - 14:01

Evento reuniu agentes e colaboradores de diversas áreas do empresariado mineiro com programação voltada à conexão e avanço do empreendedorismo local

No último dia 23 de maio, a Zona da Mata Mineira esteve bem representada com a realização da 3ª Edição do Circuito E-Minas, em Muriaé. Realizado pela Federaminas (Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais), o evento contou com a parceria do governo estadual, Sebrae Minas, Ace CDL Mais e Copasa. Com o tema “Negócios e Oportunidades”, o encontro abordou liderança, gestão estratégica, associativismo e a promoção de tecnologia e inovação, considerando os setores de comércio, serviços, turismo, indústria e agropecuária.

A programação incluiu painéis, workshops, palestras e treinamentos, iniciando com a abertura do presidente da Ace CDL Mais de Muriaé, Henrique Lourenço, que agradeceu aos agentes e instituições envolvidas. Em seguida, o presidente da Federaminas e vice-presidente do Sebrae Minas, Valmir Rodrigues da Silva, destacou a importância do engajamento dos setores presentes para o avanço econômico e social do estado: “Sem desenvolvimento econômico não se tem desenvolvimento social. É preciso ganhar para depois conseguir entregar o trabalho do desenvolvimento social”, enfatizou.

Outro ponto abordado por Valmir Rodrigues foi sobre o diagnóstico da mão de obra em Minas Gerais. “Estamos realizando um importante monitoramento para mapear as necessidades de mão de obra do nosso Estado. A partir desse diagnóstico, conseguiremos alinhar as políticas de capacitação com as demandas reais das empresas”, pontuou.

O encontro prosseguiu com o painel “Pelo Desenvolvimento de Minas”, onde Igor Burkowsk, assessor estratégico da Invest Minas (Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas), falou sobre a importância da Zona da Mata voltar ao “trilho do desenvolvimento” e dos empreendedores e gestores olharem para a cidade como um negócio.

Também participaram Francisco Cláudio Mainoth Heredia, analista técnico do Sebrae, e Maria Eneila de Loiola, diretora de Promoção ao Pequeno Negócio e Empreendedorismo da SEDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais).

No workshop “Folia: Formação de Liderança Associativista”, os consultores da F5 Gestão Empresarial, Jainir Alves e Lilian Mendonça, compartilharam conhecimentos sobre a cooperação e integração de empresas e seus gestores.

O encerramento do evento foi em grande estilo com a palestra “O Papel do Vendedor no Século XXI, Vender, Vender, Vender”, ministrada pelo vendedor e apresentador Ciro Bottini. Com uma participação irreverente e estimulante, Ciro destacou as características principais do vendedor e como o profissional pode ter sucesso nas vendas. O Circuito E-Minas segue agora para as cidades de Guaranésia, Ituiutaba, Elói Mendes, Patos de Minas, Porteirinha, Mantena, Ponte Nova, Formiga e Congonhas.

 

Confira as datas e os links das inscrições nas cidades pelas quais o Circuito E-Minas 2024 irá acontecer:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Mais vistos