Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

3ª Edição do Circuito E-Minas em Porteirinha

12 de julho de 2024 - 15:28

O evento reuniu agentes e colaboradores de diversas áreas do empresariado mineiro com programação voltada à conexão e avanço do empreendedorismo local.

Na última terça-feira (9), a cidade de Porteirinha recebeu a 3ª Edição do Circuito E-Minas. Realizado pela Federaminas (Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais), o evento contou com a parceria do governo estadual, Sebrae Minas, Associação Comercial e Empresarial de Porteirinha (ACIPORT) e Copasa. Com o tema “Negócios e Oportunidades”, o encontro abordou liderança, gestão estratégica, associativismo e a promoção de tecnologia e inovação, considerando os setores de comércio, serviços, turismo, indústria e agropecuária.

A programação incluiu paineis, workshops, palestras e treinamentos, iniciando com a abertura do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Porteirinha (ACIPORT) Bérgson Silveira, agradeceu a presença de todos, “O associativismo é forte em nossa região tenho certeza que todos conheceram histórias incríveis”, afirmou Silveira. Em seguida, o presidente da Federaminas e vice-presidente do Sebrae Minas, Valmir Rodrigues da Silva, cumprimentou a todos e convidou os presentes a interagirem com todos os palestrantes: “Não é todos os dias que vamos ter ensejo de saber sobre as oportunidades de negócio em nosso estado, será um dia muito proveitoso”; explanou Rodrigues.

Dando sequência ao painel, o presidente da Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas (Invest Minas) João Paulo Braga, elogiou as belezas naturais da região e contou sobre as riquezas do estado. “Sabendo das riquezas naturais do nosso estado, é importante destacar o trabalho da nossa plataforma Invest Tur. A plataforma digital criada para facilitar a identificação de espaços com potencial para abrigar equipamentos turísticos no Estado. O projeto vai permitir também que os municípios possam cadastrar e promover suas localidades a partir de suas características especiais. Para saber mais acesse o site.

O superintendente de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (SEDE) , Marco Antônio Mendonça Gaspar, explicou sobre os Arranjos Produtivos Locais (APLs). “São aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais. Na região as APLs que produzem ativamente são as de apicultura.” explicou Gaspar.

A região do Vale Jequitinhonha conhecida por suas ações de empreendedorismo e sua tradicional e reconhecida cachaça mineira, desenvolve um papel importante no cenário econômico. De acordo com os dados apresentados pelo superintendente, Minas Gerais gera mais de 40,7 mil novos empregos e é o segundo estado a abrir mais postos formais em março. Dentro destes dados explanados Gaspar afirmou que 75% são gerados através do empreendedorismo. “As associações comerciais são de grande importância nesse processo de crescimento do nosso estado. O comércio local consegue subsidiar toda a estrutura para que as grandes empresas se mantenham na cidade desenvolvendo seus projetos e utilizando a estrutura local “; afirmou Gaspar.

Trazendo ao debate o tema do agronegócio na região o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Porteirinha, Cássio Samuel Mendes França explicou que, a cidade possui um sistema bem organizado de seus produtos fazendo com que cada vez mais a região Vale do Jequitinhonha seja reconhecida pela sua força com a distribuição de produtos. 

“É importante ressaltar que a Federaminas esteve atuante no auxílio para construir as cooperativas que atuam na organização dos pequenos produtores da região”, afirmou França. 

Ainda de acordo com o presidente do Conselho Cássio Samuel explica que a cidade de Porteirinha possui um plano desenvolvimento econômico criado com auxílio da Federaminas.A cidade, situada na região da Serra Geral de Minas, agora abriga cerca de 800 pequenos produtores artesanais de queijo que além de fornecer emprego e renda, a qualidade excepcional dos queijos produzidos é digna de nota.

O presidente Valmir retomou a palavra para afirmar como representante do SEBRAE que um dos valores da instituição é organizar e impulsionar o empreendedorismo. 

Logo em seguida Rodrigues repassou a palavra para o Gerente da Regional Norte do Sebrae, Jadilson Ferreira Borges, que agradeceu ao convite de participar do painel e parabenizou pela iniciativa de levar o evento para a região. Jadilson afirmou que o desenvolvimento econômico nunca esteve tão em voga na região pois “Há uma sinergia entre poderes, fazendo com que as ações e as interações aconteçam. Desta forma o SEBRAE consegue auxiliar o crescimento econômico no Vale do Jequitinhonha”; argumentou Borges.

Finalizando o painel houve abertura de perguntas para o público presente que indagou sobre os editais disponíveis para incentivo a economia local.

O presidente Valmir retomou a mediação da conversa agradecendo todo o conhecimento repassado no painel.

Dando sequência após o painel, a segunda parte foi o workshop “Folia: Formação de Liderança Associativista”. Ministrada pelos consultores da F5 Gestão Empresarial, compartilharam conhecimentos sobre cooperação e integração de empresas e entidades, junto com seus gestores e colaboradores das Associações Comerciais do Vale do Jequitinhonha.

Para o encerramento deste grande evento, os associados puderam assistir a palestra Ciro Bottini um dos grandes influentes em vendas através dos canais mais respeitados do mercado, o Shoptime. O tema abordado foi “O papel do vendedor no século XXI”, além de um painel sobre oportunidades de atração de investimento para o empreendedorismo local e regional.

E se você é um dos nossos associados, confira as próximas cidades que ainda receberão o nosso circuito. Faça a sua inscrição gratuitamente:

 

 

 

 

 

 

Comentários

Mais vistos